Home   /   Detalhe Livro

about image


REDAÇÕES PROTOTÍPICAS PARA VESTIBULAR

A linguagem se manifesta em diferentes situações de comunicação. O sujeito letrado aprimora-a com as práticas do ler e escrever ao longo da vida, mas é no ambiente escolar que ele é despertado sobre técnicas e ferramentas que pode utilizar para melhorar e adequar a linguagem às suas necessidades e interesses.
Com o domínio da língua padrão, o sujeito aprende a adaptar a linguagem aos gêneros discursivos e a escrever com propriedade frases, orações, períodos, texto e discurso. Segundo Vigner (2002, p.118) , “a passagem da frase ao discurso necessita de pedagogia específica e reclama a existência de um modelo descritivo que forneça ao professor as referências indispensáveis à elaboração de sua progressão”. O professor tem, pois, papel relevante na aprendizagem da competência leitora e escritora. Ele propõe exercícios de escrita a partir das leituras que contribuem à formação de sujeitos críticos e éticos, além de preparar o estudante para as diversas práticas de escritas.
A professora Me. Cláudia de Fátima Oliveira faz um trabalho brilhante na formação de alunos, capacitando-os ao domínio de produções textuais. Nas escolas em que ministra aulas de redação e em seu curso preparatório para vestibular “Palavrizar”, ela cuida da língua e da linguagem com esmero, visto que sua preocupação não é apenas capacitar o estudante para passar no vestibular, mas ser sujeitos competentes nas práticas do ler e escrever.
Ser competente na escrita não é decorar um modelo e reproduzi-lo em atendimento a qualquer tema, mas ter habilidade para escrever, utilizando seus letramentos, técnicas, postura crítica e ética. É também dar conta dos procedimentos linguístico de acordo com o gênero – narrativo, dissertativo-argumentativo – e nível do discurso.
Em REDAÇÕES PROTOTÍPICAS PARA VESTIBULAR: o texto dissertativo-argumentativo em produções textuais de vestibulandos – volume 1 – ENEM, a professora Me. Cláudia de Fátima Oliveira reúne alguns textos de seus alunos. Nesses textos, o leitor poderá ler exemplos de escrita de textos elaborados por jovens estudantes que estão em fase de preparação para o vestibular. No presente volume, os textos dissertam sobre temas do ENEM, logo, trazem, em sua estrutura, as propostas que esse processo avaliativo considera adequado à argumentação e necessárias ao nível de discurso a quem se dirige.

  • Área - Educação
  • Organizador(es) - Cláudia de Fátima Oliveira
  • Visualizações - 502