Home   /   Detalhe Livro

about image


CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI: ciência em ação

Educação é uma palavra que reverbera em diferentes circuitos e pode assumir distintas conotações. Pode ser utilizada como sinônimo para catequese, doutrinamento, treinamento, dentre outras. Cientes dessa pluralidade de sentidos e conscientes de qual educação almejamos e estamos a fazer referência, oferecemos ao distinto leitor o e-book CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI: ciência em ação.
Educação que tenha como pano de fundo a ciência em ação só pode ser aquela que se constrói por meio da pesquisa e da prática educativa, que toma como ponto de partida o acabado e, para usar uma linguagem bakhitiniana, produz novos acabamentos que se concretizam no fazer de todos que dialogam nesse processo socialmente constituído e, portanto, uma demanda da própria sociedade para a formação de seus cidadãos. Sociedade rotulada como “da comunicação e da informação”, mas que paradoxalmente vive uma crise em que parcela de seus integrantes fundamenta suas decisões na desinformação e nutre repulsa pelo conhecimento científico que em outros tempos se consolidou como fonte cristalina para a educação formal.
É para essa sociedade, cujas vozes são cada vez mais plurais e cujos paradigmas se mostram cada vez mais fragmentários, que a educação formal precisa ser pensada e implementada com vistas à formação que promova o autoconhecimento, a compreensão de suas contradições e paradoxos, num contínuo e infinito processo educativo.
Dessa forma, entendemos que os textos aqui reunidos são vozes que reverberam a complexidade em que se configura a ação pedagógica em nossa sociedade. Reafirmam por dever de ofício o papel da ciência nesse processo e lançam luz sobre a reflexão e ação educativas de hoje.

  • Área - Educação
  • Organizador(es) - MARILURDES CRUZ BORGES CLAUDIA DE FÁTIMA OLIVEIRA RICARDO BOONE WOTCKOSKI
  • Visualizações - 3472